O que tem a ver o cão escondido na mala com sua falta de motivação?



por J. Marins
Magistrado, Escritor, Jornalista e Professor
Co-fundador do Movimento Libertologia Brasil

Espero que esteja tudo bem com você. Hoje vamos conversar sobre uma história que pode ter algo a ver com você e sua falta de motivação e poder de decisão. A história de um cachorro que se escondeu na mala. Isso mesmo. Ela oculta uma boa e grande lição para todos nós. Algo que lembraremos sempre, que funciona como um interessante lembrete.

Imaginem um homem que saiu para fazer uma caminhada no interior durante final de semana. Após um longo dia, ele se deparou com uma casa. Nela, certo senhor idoso estava sentado numa cadeira de balanço na varanda de madeira, e seu cachorro estava deitado dentro de uma pequena mala escura, desbotada, deixando aparecer, através do espaço aberto, apenas a cabeça com o focinho remelado e os olhinhos tristes e desmotivados.

Muito cansado, o caminhante estava com vontade de conversar, espairecer como se diz coloquialmente. O dono da casa o recepcionou com educação e logo o papo começou. 

Enquanto conversavam, o cachorro começou a gemer e fazer alguns barulhos esquisitos. O homem, preocupado, perguntou:   

   - O seu cachorro está bem?

   - Sim, apenas ignore-o, ele só é preguiçoso. Fica assim o tempo inteiro. 


Eles continuaram a conversar, mas depois de alguns poucos minutos o cachorro começou a gemer novamente, ainda mais forte.
   - Você tem certeza que o cachorro está bem?
   - Sim, ele está bem, ele só está gemendo porque está deitado dentro da mala. 

   - Por que ele não muda de lugar?

  - Por não ter coragem e força de vontade. Acostumou-se. A mala está aberta e pode sair quando quiser.  Mas não sai. Seus gemidos decorrem da dor que sente ao tentar mover-se dentro da apertada mala, mas isso apenas é suficiente para fazê-lo gemer, mas não o suficiente para fazê-lo mudar de lugar.


Qual a mensagem que trago com essa história para vocês? Será que ela se aplica a nós mesmos quando não enfrentamos nossos problemas, quando evitamos iniciar alguma atividade, tipo estudar, emagrecer, visitar um parente distante, buscar incrementar a renda, parar de fumar ou beber etc?



Sempre que penso em procrastinar algo, adiar a resolução de problemas, esse cachorro surge na minha mente. Sempre que fujo do foco, sempre que pretendo resolver todos os problemas de uma vez antes de resolver o primeiro, um de cada vez, sempre que ajo assim, o cachorro da história vem na minha mente. O cãozinho preguiçoso do olhar triste que se acostumou com a mala e prefere gemer a ter de resolver a questão.



Em muitos momentos agimos como o cachorro da mala. Algo nos incomoda, chateia e atrapalha o crescimento em diversos sentidos, mas não fazemos nada para mudar esse estado de coisas. Contudo, nos habituamos tantos que vamos deixando simplesmente as coisas ficarem como estão. Até nos queixamos, reclamamos, mas pouco empreendemos na direção de uma mudança real. A possibilidade de mudança está na atitude e não na fala. Falar apenas é um hábito que nos mantém dentro da mala. Falar sem agir significa estar conformado. Significa estar 'gostando' da mala, e com medo de sair dali.

Seja qual for o seu problema, seja financeiro, seja de relacionamentos ou qualquer outra coisa, você tem as ferramentas para mudar tudo dentro de você mesmo e manifestar seus sonhos. Você só precisa se focar em um desejo de cada vez e resolver isso de uma vez por todas. Saia da mala. Que tal fazer isso agora mesmo? Caso queira, entre em contato com o Movimento Libertologia. Queremos muito ajudar você a abandonar a mala também.


Pense nisso e Seja Livre, Feliz e Próspero.






Comentários

Postagens mais visitadas