Qual o segredo da esfinge?


A esfinge ainda parcialmente coberta pelas areias do deserto. Foto de 1880.

A esfinge tem um pequeno templo interno, que é acessível por esta porta frontal que você citou, mas eu sinceramente não sei se os turistas podem entrar neste templo. Inclusive eu tive uma professora na faculdade que visitou a cidade do Cairo e o complexo de Gizé, onde está a esfinge. Ela deu uma aula onde o tema foi justamente sua visita ao Egito, e eu não me recordo dela ter falado que entrou neste templo. E é bem provável que a entrada seja restrita, já que para os arqueólogos, “turistas são cupins da História”.

Já as pirâmides também tem uma entrada, já que elas nada mais são que grandes túmulos de faraós. No caso das três grandes pirâmides de Gizé, os faraós que estão enterrados ali são Queops, Quefren e Miquerinos, cada um em uma pirâmide.

E o mistério?

“Decifra-me ou devoro-te!”


Representação de uma esfinge no quadro “A carícia”, do belga Fernand Khnopff.

A esfinge é uma figura mitológica comum a várias culturas da antiguidade, e era normalmente representada com corpo de leão e cabeça de homem – não confundir com o centauro ou o minotauro, por favor! Existem também esfinges com corpo de leão e cabeça de falcão, ou como representado pelo belga Fernand Khnopff na pintura acima, com corpo de guepardo e cabeça de mulher.

Na mitologia grega existia uma esfinge com corpo de leão, cauda de serpente, asas de águia e cabeça de mulher, que seria – segundo uma das lendas – filha da Quimera, outro monstro mitológico. A esfinge perguntava a todos que cruzavam seu caminho aquela famosa charada: “Que criatura pela manhã tem quatro pés, ao meio-dia tem dois, e à tarde tem três?”

Aquele que não respondia era morto pela esfinge. Também segundo a lenda, Édipo teria resolvido a charada e a esfinge se matou depois disso. E vocês que estão lendo este texto, sabem qual é a resposta da charada?

Com relação a qualquer outro mistério relativo à esfinge, isto com certeza deve-se ao fato de que vários elementos egípcios – assim como vários elementos e símbolos ritualísticos da antiguidade – fizeram e fazem parte até hoje de religiões e cultos considerados “pagãos”. Alguns dizem que tanto a esfinge egípcia quanto as três pirâmides de Gizé estão alinhadas com determinados corpos celestes ou pontos cardeais… cada dia eu leio uma coisa diferente sobre os costumes religiosos da antiguidade.

E aí a pessoa tem meio que entender da religião para poder dar um parecer melhor quanto a outros mistérios – mas, cá entre nós, eu acho que o único mistério é esse mesmo, a charada desvendada por Édipo.

Comentários

Postagens mais visitadas