Acabou a mamata: Espaço para queda da Selic é menor, diz diretor do BC


BRASÍLIA, 27 Set (Reuters) - O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Araújo, afirmou nesta quinta-feira que o espaço para reduzir a Selic está menor e que trazer a inflação para o centro da meta oficial neste final de ano teria um "custo elevado".
Em agosto passado, no último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom), a Selic foi reduzida de 8 para 7,50 por cento ao ano.
"O espaço para continuidade desse movimento de queda dos juros se estreitou", afirmou o diretor, ao comentar o relatório trimestral de inflação.
"O combate ao surto inflacionário envolve custo em termos de atividade... Não se pode combater inflação sem custo, não há almoço grátis. (Desde o último relatório) tivemos choque de commodities e, considerando que estamos entrando no último trimestre, não faria sentido fazer isso agora (trazer inflação para a meta)", completou o diretor.
Segundo ele, a redução nos preços das tarifas de energia elétrica terá impacto, para baixo, de 0,50 ponto percentual no IPCA de 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas