A LIBERDADE NA INTERNET COM OS DIAS CONTADOS: ONU PEDE VIGILÂNCIA "ANTI-TERROR" PARA USO 

Igualzinho como se vê na ficção Blindfolded

por Renato Ozz

Somos terroristas para a ONU?

A ONU está pedindo mais fiscalização dos usuários de internet, dizendo que iria ajudar a investigar e processar terroristas.

Um relatório de 148 páginas ( PDF ) publicado hoje intitulado "O Uso da Internet para fins terroristas", adverte que os terroristas estão usando as redes sociais e outros sites de compartilhamento, como Facebook, Twitter, YouTube e Dropbox, para espalhar "propaganda".

"Potenciais terroristas usam a tecnologia avançada de comunicações, muitas vezes envolvendo a Internet para atingir um público mundial com relativo anonimato e com um custo baixo", disse Yury Fedotov, diretor-executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

O relatório, divulgado em uma conferência em Viena convocada pelo UNODC, conclui que "um dos principais problemas enfrentados todas as agências de aplicação da lei é a falta de um quadro internacionalmente aprovado para a retenção de dados mantidos por provedores." Europa, mas não os EUA ou a maioria das outras nações, promulgou uma lei de retenção de dados obrigatória.

Que ecoa o Departamento de Justiça dos EUA de esforços de lobby destinadas a convencer o Congresso a exigir aos fornecedores de serviços de Internet para manter o controle de seus clientes - no caso de polícia quer rever os logs no futuro. Grupos de privacidade montada uma campanha no início deste ano contra a legislação, que já foi aprovado por uma comissão da Câmara.

O relatório, no entanto, indica que seria desejável para determinados sites - como serviços de mensagens instantâneas e prestadores de VoIP como o Skype - ". Comunicação através da Internet, como postagens chat room" para manter registros de Que vai além do que a legislação proposta nos EUA, que tem como alvo apenas provedores de banda larga e sem fio, cobriria.

Outros trechos do relatório da ONU endereço:

Abrir redes Wi-Fi: "Exigir registro para o uso de redes Wi-Fi ou cyber cafés poderia fornecer uma importante fonte de dados para as investigações criminais ... Há algumas dúvidas sobre a utilidade de tais medidas visando os cibercafés apenas quando outras formas de acesso à Internet (por exemplo, aeroportos, bibliotecas públicas e hotspots Wi-Fi), oferecem aos criminosos (incluindo os terroristas) oportunidades de acesso ao mesmo não são regulamentados."

Rastreamento de Telefone celular : "Os dados de localização também é importante quando usados ​​pela polícia para excluir suspeitos de cenas de crime e verificar álibis."

Terror vídeo jogos: "Um vídeo de atos violentos de terrorismo ou vídeo jogos desenvolvidos por organizações terroristas que simulam atos de terrorismo e encorajar o usuário a se envolver em role-play, agindo a parte de um terrorista virtual".

Pagar empresas de vigilância: "Assim, é desejável que os governos fornecem uma base jurídica clara para as obrigações das partes do setor privado, incluindo ... como o custo da prestação de tais capacidades para ser cumpridas."

O relatório de hoje da ONU foi produzido em colaboração com as Nações Unidas Força-Tarefa Contra-Terrorismo Implementação, que conta com o Banco Mundial, a Interpol, a Organização Mundial de Saúde e do Fundo Monetário Internacional como membros.

Comentários

Postagens mais visitadas