Bento 16 deixa comando da Igreja hoje e promete "respeito e obediência" ao futuro papa



Bento 16 deixa hoje o posto de sumo pontífice (Foto: Reuters)

Cidade do Vaticano, 28 fev (EFE).- Em seu último dia de pontificado, Bento 16 prometeu nesta quinta-feira "respeito incondicional e obediência ao novo papa", em cerimônia de despedida realizada no Vaticano com a presença dos cardeais.

Veja também:
Especial Sucessão do papa
Dilma envia mensagem ao papa Bento 16 manifestando respeito à decisão de renunciar
Cardeais expressam sua 'gratidão'a Bento 16
Durante pontificado, Bento 16 determinou novos rumos para Igreja Católica
"Entre vós está o futuro papa, a quem prometo meu respeito incondicional e obediência. Continuarei rezando, especialmente nestes dias (de conclave)", afirmou um Bento 16 sereno e sorridente em seu discurso de adeus aos cardeais.
O papa, que às 20h de Roma (16h de Brasília) deixará de ser chefe da Igreja Católica, destacou a proximidade, solidariedade e conselhos que recebeu dos cardeais em seus oito anos de pontificado.
Bento 16 afirmou que o Colégio Cardinalício deve ser "como uma orquestra, na qual a diversidade pode levar a uma harmonia de concórdia".
O bispo de Roma disse ainda que a Igreja não é uma "instituição inventada por alguém, construída sobre uma mesa, mas uma realidade viva, que vive se transformando, embora sua natureza continua sendo sempre a mesma, já que sua natureza é Cristo".
O papa se despediu dos cardeais na grandiosa Sala Clementina. Cerca de cem religiosos assistiram ao ato, e após seu discurso, o papa se despediu individualmente de todos eles.
Em nome dos cardeais, o decano do Colégio Cardinalício, Angelo Sodano, expressou "gratidão" pelos oito anos de pontificado de Bento 16 e o "exemplo" dado por ele neste período. EFE

Comentários

Postagens mais visitadas