A multa milionária da McDonald’s e o silêncio da mídia
A
Fundação Procon de São Paulo decidiu manter a multa de R$ 3.192.300,00
dada à rede McDonald’s pela venda de lanches com brinquedos e pela
publicidade voltada ao público infantil. O órgão se baseou no Código de
Defesa do Consumidor para punir a poderosa multinacional estadunidense.
“Muitas vezes, por meio de brindes relacionados a personagens do mundo
infantil, as empresas induzem o consumo, o que caracteriza uma relação
abusiva, pois o público infantil é considerado hipervulnerável e ainda
está em desenvolvimento de sua posição crítica”, explica a assessora
técnica do Procon-SP, Andréa Benedetto.
O processo contra a Arcos Dourados Comércio de Alimentos, empresa que opera a rede de restaurantes fraqueados do McDonald’s no Brasil, foi aberto em 2011 a partir das denúncias feitas pelo Instituto Alana. A empresa utilizou inúmeros expedientes jurídicos para evitar a multa, mas ela foi aprovada pelo Procon e publicada no Diário Oficial de São de Paulo no início de abril. “O Procon age no mercado buscando equilíbrio. Quando se trata de um publico considerado hipervulnerável, como acontece com crianças, idosos e deficientes, deve haver um cuidado maior”, conclui Andréa Benedetto.
O processo contra a Arcos Dourados Comércio de Alimentos, empresa que opera a rede de restaurantes fraqueados do McDonald’s no Brasil, foi aberto em 2011 a partir das denúncias feitas pelo Instituto Alana. A empresa utilizou inúmeros expedientes jurídicos para evitar a multa, mas ela foi aprovada pelo Procon e publicada no Diário Oficial de São de Paulo no início de abril. “O Procon age no mercado buscando equilíbrio. Quando se trata de um publico considerado hipervulnerável, como acontece com crianças, idosos e deficientes, deve haver um cuidado maior”, conclui Andréa Benedetto.
Comentários
Postar um comentário