Morre aos 73 anos o escritor João Ubaldo Ribeiro



(Foto: Estadão Conteúdo)(Foto: Estadão Conteúdo)

João Ubaldo Ribeiro, escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras, morreu nesta sexta-feira (18), aos 73 anos, no Rio de Janeiro. Entre suas obras, destacam-se livros como “Sargento Getúlio” e “O Sorriso do Lagarto”. Ele deixa quatro filhos.

Leia também:
ABL revela os vencedores de seus prêmios literários
Morre o poeta e ensaísta Ivan Junqueira

O escritor teve uma embolia pulmonar e morreu em casa, no bairro do Leblon. Ubaldo era o sétimo ocupante da cadeira número 34 da Academia, sendo eleito em 7 de outubro de 1993, no lugar de Carlos Castello Branco.

João Ubaldo Ribeiro nasceu em Itaparica, na Bahia, no dia 23 de janeiro de 1941. Trabalhou como repórter no Jornal da Bahia e como editor chefe na Tribuna da Bahia. Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, o escritor não chegou a exercer a advocacia. Era também pós-graduado em Administração Pública pela UFBA e mestre em Administração Pública e Ciência Política pela Universidade da Califórnia do Sul (Estados Unidos).

Seu primeiro romance foi publicado em 1963: Setembro Não Faz Sentido. Já “Sargento Getúlio”, que recebeu o prêmio Jabuti na categoria Revelação de Autor, foi escrito em 1971. Já “O Sorriso do Lagarto” ganhou as prateleiras do país em 1989. A obra, em 1991, deu origem à uma minissérie da TV Globo.

Em 2008 foi reconhecido com o Prêmio Camões, criado pelos governos de Portugal e Brasil, em 1988.

Em sua biografia, a ABL destaca que Sargento Getúlio, publicado em 1971, consagrou João Ubaldo e sua obra como um marco do moderno romance brasileiro, reconhecida pela crítica como uma vertente literária que sintetiza o melhor de Graciliano Ramos e o melhor de Guimarães Rosa. Ele escreveu romances, contos, ensaios, crônicas e literatura infantil. Suas obras foram traduzidas para 12 idiomas.

O velório de João Ubaldo será na Academia Brasileira de Letras, a partir das 10h desta sexta-feira.

Comentários

Postagens mais visitadas