Fãs de cultura pop têm encontro marcado nas Comic-Cons brasileiras



A primeira Convenção de Quadrinhos do mundo aconteceu do outro lado do Oceano Atlântico. Com presença de nomes como Alan Moore (responsável pelas graphic novels Watchmen e V de Vingança) e já contando com um concurso de fantasias de personagens vindos das HQs, a British Comic Art Convention, também chamada de Comicon, foi realizada pela primeira vez em 1968, na cidade inglesa de Birmingham. Dois anos depois, a Golden State Comic Book Convention, como era então conhecida a San Diego Comic-Con International, foi criada na Califórnia. Passadas mais de quatro décadas de tradição, o evento se consolidou como o mais esperado do calendário geek, reunindo artistas e fãs não apenas de quadrinhos, mas de cinema, games e séries de TV, e servindo como palco para lançamentos e anúncios exclusivos. Se até agora os fãs que não podiam dar um ~pulinho~ ali nos Estados Unidos ficavam só na vontade, em 2014 terão pelo menos duas oportunidades para celebrar a cultura pop em solo brasileiro.
01_BCC
Nos dias 15 e 16 de novembro, o Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo, vai receber o Brasil Comic-Con, organizado pela Yamato Corporation. Realizado pela primeira vez em 2013, junto da programação da 10ª edição do Anime Friends, maior evento de entretenimento pop da América Latina, em 2014 o BCC ganha espaço exclusivo.
“O Anime Friends surgiu como um evento focado na cultura pop japonesa, mesmo absorvendo todas as vertentes da cultura pop ocidental com o passar dos anos. Até hoje, as principais atrações são ligadas ao animê, mangá e música japonesa. Já o BrasilComicCon vem [sendo pensado] como o grande evento para os fãs de quadrinhos, cinema, TV, literatura, games e outras vertentes da cultura pop. As atividades serão mais direcionadas, mas teremos atrações orientais também”, afirma Leandro Cruz, coordenador geral do Brasil Comic Con 2014.
Uma das atrações do evento é o Beco dos Artistas – inspirado no Artists’ Alley, tradicional área das comic cons mundiais onde quadrinistas iniciantes e profissionais têm a oportunidade de mostrar o seu trabalho ao público. O espaço estará aberto em todos os dias do evento e os artistas que quiserem apresentar seus trabalhos ainda têm tempo para se inscrever – basta acessar o site e fazer o cadastro.
“Estamos trazendo atrações que o público brasileiro já conhece, como ícones da cultura pop do passado e do presente, e também daremos destaque especial para os artistas nacionais que brilham no exterior, como o caso do Mike Deodato Jr., um dos principais ilustradores da Marvel na atualidade”, afirma Leandro Cruz.
Reunindo nomes diversos do universo pop e fantástico em um só espaço, até o momento o evento tem também as presenças confirmadas de artistas como Paul Zaloom, o eterno cientista amalucado de O Mundo de Beakman; Cassandra Peterson (Elvira, A Rainha das Trevas); Takumi Tsutsui, que deu vida ao herói do seriado japonês Jiraiya, o Incrível Ninja; James O’Barr, o ilustrador e criador de O Corvo; Alfonso Ribeiro (o Carlton Banks, de Um Maluco no Pedaço) e Yaya Han, uma das cosplayers mais famosas do mundo.
01_BCC_Mike 01_BCC_Beakman 01_BCC_Elvira 01_BCC_Takumi
01_BCC_JamesO'Barr 01_BCC_Alfonso 01_BCC_Yara
Contando ainda com a presença de distribuidoras de filmes e canais de TV, a promessa é que quem passar pela BCC2014 pode esperar surpresas e anúncios em primeira mão. Os ingressos para o evento já estão à venda e podem ser adquiridos através do site oficial.
02_CCXP
Entre 4 e 7 de dezembro, a experiência de celebrar o mundo pop chega ao Brasil com a Comic Con Experience (CCXP). Organizado pelo Omelete e a Chiaroscuro Studios, o evento busca cobrir as principais áreas do universo pop e geek – de quadrinhos a filmes e séries de TV, passando por games, anime, RPG e música.
“Estamos montando a ComicCon Experience tendo como referência diversas comic cons que acontecem pelo mundo e buscando reproduzir aquela sensação arrebatadora que qualquer fã experimenta quando participa de uma”, afirma Ivan Costa, sócio da ComicCon Experience. Em respeito à origem das convenções, que surgiram como eventos exclusivamente de quadrinhos, as primeiras participações anunciadas estão ligadas ao mundo das HQs.
A lista inclui quadrinistas de projeção hoje como Scott Snyder e Sean Murphy, premiados este ano nas categorias “Melhor minissérie” e “Melhor Desenhista/Finalista” do prêmio Eisner pela HQ The Wake; Olivier Coipel (Thor), Klaus Janson (O Cavaleiro das Trevas); e vários brasileiros, como Ivan Reis (Liga da Justiça), Rafael Albuquerque (Vampiro Americano, série premiada com o Eisner), Rafael Grampá (ganhador do Eisner por 5), Fábio Moon e Gabriel Bá (ganhadores do Eisner por Daytripper). Além disso, 150 artistas vão participar do Artists’ Alley.
Já entre os convidados da mídia, foi confirmada a participação de Sean Astin, o Sam de O Senhor dos Anéis; Giancarlo Esposito, o Gus Fring de Breaking Bad; Kirk Hammet, guitarrista do Metallica e maior colecionador de itens de horror; e Joe Maddalena, maior leiloeiro de Hollywood.
02_CCXP_Sean02_CCXP_Giancarlo02_CCXP_Kirk02_CCXP_Joe
“Parte da magia das maiores comic cons do mundo é a surpresa e temos algumas na manga, que estão sendo planejadas com os expositores e com empresas brasileiras e estrangeiras”, afirma Ivan. Além de participações surpresa e lançamento de produtos, ele adiantou uma das novidades que os fãs podem esperar encontrar por lá: estátuas exclusivas com personagens Disney e Marvel serão lançadas pela Iron Studios na CCXP.
Apesar de o evento acontecer em São Paulo, do total de ingressos vendidos no primeiro lote, 47% foram comprados por fãs de outros estados. Segundo os organizadores, até fãs de países vizinhos já reservaram ingressos. As vendas do segundo lote começam no dia 19 e podem ser adquiridos através do site oficial do evento.

Comentários

Postagens mais visitadas