Quem é Erich Von Daniken

Erich Anton Peter von Däniken (Zofingen, 14 de abril de 1935) é um controverso escritor suíço conhecido por criar diversas teorias sobre a suposta influência extraterrestre na cultura humana desde os tempos pré-históricos. Däniken é o principal responsável por popularizar a crença de que os deuses, descritos na literatura e escrituras das principais religiões e civilizações, eram na realidade extraterrestres. As ideias teorizadas nos seus livros são amplamente rejeitadas por cientistas e acadêmicos, que caracterizam o seu trabalho como pseudohistória e pseudoarqueologia.
O suíço Erich Von Däniken é o autor do livro Eram os Deuses Astronautas?, Chariots of the Gods? em inglês, que rapidamente se tornou num best-seller nos Estados Unidos, na Europa e na Índia. Este livro ficou famoso na década de 1970 por descrever a hipótese de que os deuses, descritos na literatura e nas escrituras das principais religiões e civilizações, eram na realidade extraterrestres que alegadamente teriam visitado o planeta Terra no passado.Segundo von Däniken, o livro foi traduzido em 32 línguas tendo vendido mais de 63 milhões de exemplares.
Däniken foi condenado de vários crimes fiscais, incluindo fraude, pouco depois da publicação do primeiro livro.5 Mais tarde tornou-se cofundador daArchaeology, Astronautics and SETI Research Association (AAS RA), Associação de Pesquisa Arqueológica, Astronautica e SETI, e desenhou o parque de diversões Mystery Park, em Interlaken, Suiça, que abriu pela primeira vez em 23 de maio de 2003.

Início de vida

Von Däniken teve uma educação Católica rigorosa e frequentou a escola internacional Católica de Saint-Michel em Fribourg, Suiça. Durante este tempo na escola, Däniken rejeitou a interpretação que a igreja faz da Biblia e desenvolveu um interesse por astronomia e os fenómenos de discos voadores.
Escritor Erich von Däniken
 
Aos 19 anos, von Däniken recebeu uma pena suspensa de quatro meses por furto. Von Däniken saiu da escola e tornou-se aprendiz de um hoteleiro suiço.Depois de se mudar para o Egito, foi condenado por fraude e peculato.
Depois tornou-se gestor do Hotel Rosenhügel em Davos, Suiça, durante este tempo escreveu o livro Eram os Deuses Astronautas?, trabalhando no manuscrito durante a noite, depois dos hóspedes se retirarem. Em dezembro de 1964, von Däniken escreveu Hatten unsere Vorfahren Besuch aus dem Weltraum? ("Os nossos antepassados receberam uma Visita do Espaço?") para o periódico Germanico-Canadiano Der Nordwesten.  O livro Eram os Deuses Astronautas? foi aceite para publicação por uma editora no início do ano 1967 e lançado em 1968.
Em novembro de 1968 von Däniken foi preso por fraude depois de falsificar os registos do hotel e referências de crédito com o objectivo de contrair empréstimos no valor de $130.000,00 (valores da época) no decorrer de doze anos. Ele usou o dinheiro para viagens ao estrangeiro para fazer pesquisas para o seu livro. Dois anos mais tarde, von Däniken foi condenado por peculato "repetido e continuado", fraude e falsificação, com o tribunal a decidir que o escritor tinha estado a viver um estilo de vida de "playboy". Von Däniken apresentou recurso para nulidade do processo na base de que as suas intenções não eram maliciosas e as instituições de crédito teriam falhado em investigar adequadamente as suas referências. No dia 13 de fevereiro de 1970, von Däniken recebeu uma sentença de prisão de três anos e meio e multa de 3 000 francos. Ele cumpriu um ano da sua sentença antes de ser libertado.
O seu primeiro livro, Eram os Deuses Astronautas?, foi publicado na mesma época do julgamento, sendo que as vendas permitiram-lhe pagar as suas dívidas e sair do negócio da hotelaria. Von Däniken escreveu o seu segundo livro, Gods from Outer Space, enquanto estava na prisão.

Comentários

Postagens mais visitadas